sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Tarte de coco e chocolate




Triturei 1 pacote e meio de bolacha Maria ao qual juntei 150gr de margarina e liguei com a ponta dos dedos até obter uma mistura que moldei numa forma de tarte.

Num recipiente misturei 1 chávena de chocolate picado, tb pode-se usar pepitas de chocolate, 1 lata de leite condensado, o que usei foi da variedade leite cozido, 100gr de coco ralado e 1 chávena de amendoim, usei nozes picadas, coloquei esta mistura de ingredientes por cima do preparado da bolacha Maria.

Foi ao forno a 180º por 20 minutos, achei que secou bastante para a próxima não deixo tanto tempo, no entanto gostei do contraste do leite condensado cozido, chocolate e nozes.

Receita da revista “Delicias da cozinha” nº6 de 2008, a onde sugerem fazer esta tarte num tabuleiro que depois de cozinhada se pode cortar em forma de barras que se guardam num recipiente fechado por 5 dias.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Bifes enrolados e puré de cenoura



Tempero de véspera bifes de peru com alho laminado, sal, pimenta e sumo de limão.

No dia enrolo os bifes com um pedaço de queijo e fiambre, prendo os bifes com palitos.

Numa frigideira coloco margarina que depois de derretida coloco os bifes, vou virando de vez em quando depois de tostados ligeiramente acrescento o liquido da marinada dos bifes, tapo a frigideira e deixo cozinhar em lume brando.

Á parte cozo em água com sal 4 batatas grandes e 2 cenouras, depois de cozidas reduzo a puré, tempero com sal e noz moscada, margarina e misturo com leite até obter um puré homogenio.

Servi com salada de beterraba, rabanetes e tomate temperados com sal, oregãos e azeite.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tarte de amêndoa


Misturei 150g de açúcar, 150 g de farinha, 125g de margarina e 2 ovos, depois de obter uma massa consistente forro uma forma de tarte, usei de silicone por isso não a untei.

Vai ao forno por 15 minutos a 180º.

Num recipiente que possa ir ao fogão misturo 125g de margarina, 150g de açúcar e 7 colheres de sopa de leite, foi ao lume até obter uma mistura tipo caramelo, juntei 150g de amêndoa laminada e deixo engrossar mais um pouco.

Coloco o preparado por cima da massa da tarte e vai ao forno a tostar, deixei cerca de 10 minutos a 220º

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pescada gratinada



Cozi em água com sal 4 filetes de pescada, depois de cozidos com um garfo reduzi os filetes em lascas.
Fritei batatas aos cubos.
Fiz um refogado com cebola e azeite acrescentei as lascas dos filetes, temperei com uma pitada de sal e pimenta, juntei 1 embalagem de natas de soja do pingo doce, misturei as batatas fritas e coloquei o preparado num tabuleiro, polvilhei com pão ralado e foi ao forno a tostar por 5 minutos a 200º.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pudim de leite condensado



Misturo numa tigela 1 lata de leite condensado, 2 medidas da lata de leite de vaca e 4 ovos.
Numa forma de pudim coloco caramelo líquido de compra e verto o preparado anterior.
Vai ao forno por 30 minutos a 180º em banho maria.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Lombo de porco estufado com batatas


De véspera tempero um naco de lombo de porco com alho laminado, sal, cebola, colorau, sumo de limão.


No dia faço um refogado com cebola e azeite e coloco a carne, deixo fritar um pouco virando a carne, acrescento a marinada,1 folha de louro e um pouco de salsa, deixo cozinhar mais um pouco, junto 1 copo de vinho branco rectifico o sal, deixo cozinhar em lume brando rectificando o liquido.

Quando a carne já está quase cozinhada, passados uns 20 minutos sensivelmente, junto batatas e cenouras aos cubos e deixo cozinhar em lume brando.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Arroz doce com pudim Madarin

Num tacho coloquei 1 chávena de arroz carolino e duas chávenas de água, uma pitada de sal, 1 pau de canela e casca de limão, deixei cozer em lume brando até a água evaporar.

Á parte fervi 1 litro de leite, juntei 1 chávena de açúcar ( se se quiser mais doce acrescente mais açúcar) e dissolvi 1 carteira de pó do pudim Madarin, misturei no arroz e deixei cozinhar até engrossar um pouco.

Retiro o pau de canela bem como a casca de limão e coloco o preparado em embalagens individuais que compro no Pingo Doce, a onde vou encontro junto ás arcas dos congelados, estas embalagens são muito práticas quando se tem que transportar alimentos.

Para quem gosta pode-se polvilhar o arroz doce com canela em pó

Arroz de feijão com pasteis de bacalhau



Fiz um refogado com cebola picada e azeite, juntei 1 chávena de arroz carolino e deixei fritar, acrescentei duas chávenas da água quente da cozedura do feijão e 1 chávena de feijão previamente cozido, temperei com sal e um molho de salsa, deixei cozinhar por cerca de 10 minutos, até a água evaporar.

Para os pastéis:

Cozi 4 batatas cerca de 30 minutos.
Cozi 2 postas de bacalhau noutro tacho durante 10 minutos. Retirei as peles e espinhas ao bacalhau e lasquei-o.
Depois das batatas cozidas esmaguei-as reduzindo-as a puré.
Entretanto, piquei muito bem a cebola e refoguei-a em azeite.
Misturei o puré das batatas com o bacalhau desfiado e a cebola refogada até ficar uma massa homogénea. Depois acrescente salsa picada e 4 ovos batidos anteriormente amassando mais um pouco.
Com o auxilio de 2 colheres embebidas em azeite moldei os pastéis, fritando-os em seguida em óleo abundante e muito quente, depois de fritos coloco em papel absorvente para eliminar o exesso de óleo.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Bolo de cenoura com pepeitas de chocolate


Para a festinha da escola da minha filha mais nova pediam a colaboração com doces ou salgados, a minha filha que diz que sou uma cozinheira excelente escolheu o bolo de cenoura que tanto gostam cá em casa. Optei por não colocar a cobertura de chocolate que a receita original sugere porque imaginei que no transporte do bolo este poderia não chegar intacto, vai daí achei que as pepitas de chocolate seriam uma boa solução,assim como achei que ao colocar num tabuleiro o bolo iria ficar mais baixo do que o costume mas mais comprido, também uma boa solução para 24 crianças..


Cozi 5 cenouras grandes com água e uma pitada de sal que depois reduzi a puré com meio copo da água da cozedura.

Numa tigela misturo dois copos de açúcar com 4 ovos, meio copo de óleo, o puré de cenoura e dois copos de farinha, envolvo bem.

Coloquei a mistura num tabuleiro untado com manteiga e enfarinhado e foi ao forno por 30 minutos a 180º.

Por piada coloquei um pouco da massa em 3 formas de tarteletes.



Creme de nabiça e abóbora


Numa panela coloco 2 batatas, 2 cenouras, 1 nabo, 1 cebola, 1 pedaço de abóbora, cubro com água e uma pitada de sal e deixo cozinhar até aos legumes estarem cozidos.
Reduzo a puré, rectifico o sal e água coloco um fio de azeite e sirvo.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feijoada de choco



Cozo feijão manteiga na panela de pressão por 30 minutos

Faço um refogado com azeite, cebola e alho picado, 1 folha de louro 1 malagueta. Deixar alourar em lume brando.

Junto 2 cenouras ás rodelas e 1 tomate picado. Mexo e junto um pouco de água. Assim que levantar fervura acrescento o choco e meio copo de vinho branco. Deixo evaporar um pouco o vinho e junto um pouco de água de cozer o feijão assim como o choco cortado,tempero com o sal e deixo cozinhar 30min em lume médio.

Quando o choco estiver macio junto o feijão e deixo cozinhar mais 5-10min para apurar e engrossar o molho.

Notas:
Pode-se fazer esta feijoada com outro tipo de feijão, por ex feijão branco.
Camarão ou delicias do mar também ficam bem na feijoada.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Queques de iogurte com pepeitas de chocolate


Da tradicional receita de bolo de iogurte surgem uns queques para os lanches das minhas filhas.

Juntei 1 iogurte com duas medidas do copo do iogurte de açúcar, meia medida de óleo, duas medidas de farinha, 4 ovos, tudo bem misturado.

Verti a mistura em formas de tarteletes de siliocone, daí não untei, por cima deitei pepeitas de chocolate.
Foi ao forno por 20 minutos a 180º.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Costeletas no forno com couve salteada com bacon


De véspera temperei costeletas de porco com sal, alho, sumo de limão e louro.
Coloquei as costeletas num tabuleiro com a marinada e foi ao forno por 30 minutos a 180º, virando as costeletas de vez em quando.
Cozi massa em espiral alldente.
Numa frigideira coloquei um fio de azeite com alho laminado e pedaços de bacon e juntei repolho previamente cozido e deixei saltear mexendo a couve até tomar gosto.
Uma receita de improviso e de grande sucesso, as costeletas então, hummmm delicia.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Sopa de agrião


Na base da sopa usei:

2 batatas, 2 cenouras, um pouco de abobora,1 courgette, 1 cebola, 1 dente de alho, tudo cortado aos cubos, cobri com água, temperei com sal e deixei cozer. Depois de triturado juntei um molho de agrião previamente lavados e ligeiramente cortado, juntei um fio de azeite e deixei cozinhar.


Das sopas que faço tenho sempre que triturar uma parte, 3 cá em casa comem todo o tipo de sopas e 1 só come sopa triturada.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Doce "boca doce"


Com sobras de bolo de chocolate surgiu um doce delicioso que foi devorado por quatro bocas gulosas.

Fiz um pudim "boca doce" de sabor a morango conforme as instruções da embalagem, coloquei o preparado numa tigela e deixei arrefecer.

Esfarelei cerca de 3 fatias de bolo de chocolate e coloquei por cima do pudim.

Á parte bati o preparado "vaqueiro" (embalagem rosa) com duas colheres de açúcar. Deixei de usar natas para bater por mais marcas que use nunca mais as consegui montar bem rijas, já com o preparado Vaqueiro consigo obter a consistência que gosto. Verti este preparado por cima da sobremesa, foi ao frigorífico e servi.




sábado, 18 de dezembro de 2010

Bacalhau gratinado




Cozi batatas e cenouras aos cubos junto com duas postas de bacalhau previamente demolhado, rectifico o sal, visto o bacalhau mesmo demolhado tem um pouco de sal.

Á parte cozi 3 ovos.

Fiz um molho branco com uma chávena de leite 1 colher de sopa de farinha maizena, 1 colher de sopa de manteiga, sal e pimenta, vai ao lume a engrossar.

Num tabuleiro coloco as batatas, cenoura, bacalhau desfiado, os ovos ás rodelas e cubro com o molho branco, coloco pedaços de espinafre com camarão, um preparado que compro na área dos congelados marca Continente.

Vai ao forno a 180º até tostar.

Acompanhei com azeitonas verdes recheadas com pimento

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sopa de repolho com feijão



Numa panela coloquei 2 batatas, um pouco de feijão encarnado já cozido, uma cebola uma pitada de sal e água, deixei cozer e reduzi a puré.

Juntei um repolho cortado em juliana, cenoura, abóbora e nabo aos cubos e chouriço ás rodelas um fio de azeite e deixei cozinhar.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Lombo de porco no forno


Tempero de véspera a carne com sal, colorau, alho laminado, e sumo de limão.

Na altura de confecionar a carne coloco no tabuleiro cebola ás rodelas, a carne com a marinada e vinho branco.
Vai ao forno por 30 minutos a 140º, findo esse tempo aumento a temperatura para 180º e deixo entre a 10/20 minutos a carne a tostar.

A carne foi servida fatiada com batatas ás rodelas pré fritas congeladas do Pingo Doce e mistura chinesa de legumes congelados do lidl.


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Bolo de iogurte com pepitas de caramelo

Na minha busca de pepitas de chocolate encontrei estas no Jumbo, e como a mistura de chocolate e caramelo agrada-me bastante decidi compra-las. São deliciosas para comer tiradas directamente do pacote, no bolo que fiz derreteram, não sei porquê, no entanto o bolo ficou delicioso com o caramelo no fundo.


Fiz a receita tradicional de bolo de iogurte:
numa tigela misturei 1 iogurte natural com uma medida e meia do copo do iogurte de açúcar, meia medida de óleo, duas medidas de farinha e 4 ovos, bati a mistura até obter uma mistura homogenia e coloquei numa forma de bolo inglês. Foi ao forno a 180º por 30 minutos.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sopa de alho francês


Numa panela coloco batatas, cenoura, courgete, nabo, cebola e um dente de alho tudo cortado aos cubos. Tempero com sal e azeite, cubro com água e deixo cozinhar, assim que os legumes estão macios reduzo a puré e junto 1 alho francês previamente lavado cortado ás rodelas, deixo cozinhar mais um pouco e sirvo.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Bolas de berlim de chocolate

Não que aprecie muito bolas de Berlim mas mal vi a receita na revista "Segredos de cozinha" nº1251 tive vontade de experimentar por levar chocolate.

"Coloque 65g de farinha numa tigela. Dissolva 25g de fermento de padeiro em 1,5dl de leite e adicione á farinha. Junte-lhes 1 ovo e 1 gema e amasse bem. Envolva 60g de açúcar e 50g de manteiga á temperatura ambiente, continue a amassar e junte uma pitada de sal, raspa de 1 limão e 1 colher de sopa de rum.

Aos poucos acrescente 350g de farinha e trabalhe o preparado. Junte 2 colheres de sopa de chocolate em pó, amasse bem e deixe levedar a massa até dobrar de volume.

Divida a massa em pequenas porções com cerca de 50g cada. Com as mãos polvilhadas em farinha forme bolas e coloque-as sobre um tabuleiro enfarinhado, deixe levedar mais um pouco.

Aqueça bastante óleo numa frigideira e frite bolas, retire-as com uma escumadeira e escorra em papel absorvente. Ainda quentes passe as bolas por açúcar e deixe-as arrefecer.

Entretanto faça o creme de pasteleiro:
ferva 3dl de leite com casca de limão. à parte, misture 100g de açúcar e 30g de farinha e 4 gemas , verta o leite em fio, mexendo sempre. Leve ao lume a cozer, até ficar espesso.
Recheie as bolas com este preparado abrindo-as ao meio e barrando com o creme."

Rendeu bastante, de tal maneira que já não podia-mos ver bolas.





domingo, 12 de dezembro de 2010

Salada de atum


Uma salada que dá para comer quente ou fria:

Cozi pedaços de batata, cenoura e feijão verde, assim como ovos.
Na hora de servir junto atum enlatado, os ovos cortados, tomate, tudo temperado com azeite, sal, pimenta e um pouco de vinagre, também fica bem com maionese.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Torta com mousse de chocolate


Esta receita retirei de um suplemento de culinária que vem na revista semanal TV7dias, gosto bastante desta publicação e em especial do suplemento.

Ligue o forno a 180º e forre um tabuleiro com papel vegetal e unte-o com manteiga. Coloque 6 ovos numa tigela, junte-lhes 180g de açúcar e 2 colheres de sopa de água e bata bem. Envolva 150g de farinha com fermento e 2 colheres de sopa de cacau e envolva. Disponha no tabuleiro untado com manteiga e forrado com papel vegetal e leve ao forno durante 15 minutos a 180º.

Entretanto faça uma musse de chocolate de compra tal como vem na embalagem e reserve.

Retire a massa da torta, e vire-a sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar e deixe arrefecer um pouco.

Sobreponha-lhe metade da musse e alise com uma espátula. Enrole cuidadosamente, até obter uma torta e barre com a restante musse. Polvilhe a superfície com chocolate granulado.

Ficou uma torta um pouco seca, mas não deixou de ser comida num ápice, chocolate aqui em casa desaparece logo.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Filetes de pescada no forno


Não tenho por hábito fritar os filetes de peixe, estes foram no forno mas de forma diferente que resultaram muito bem, ficaram crocantes e saborosos.

De véspera temperei os filetes com sal, um pouco de pimenta, alho, colorau e sumo de limão.
Na altura de os confecionar passei-os por pão ralado e coloquei os filetes num tabuleiro reguei com a marinada e azeite, foi ao forno por 20 minutos a 180º.

Servi com arroz de macedónia ( mistura de legumes congelado).
Num tacho refoguei cebola e azeite, coloquei uma chávena de arroz, uma chávena de macedónia e duas chávenas de água quente, temperei com sal e meio caldo de legumes, deixei cozinhar até a água secar.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Bolo de chocolate



Tenho alguns blogs como meus favoritos o da "Soraia Silva" é um deles e foi de lá que tirei esta receita, só alterei o facto de não usar a MFP, o bolo cozeu por 40 minutos a 180º no forno eléctrico.

A receita transcrevi tal e qual a Soraia tem no seu blog sendo sua a receita, sugiro-a, ficou um bolo muito fofinho, tive dificuldade em desenformar por se partir de tão fofo que estava, desfaz-se na boca hummmm.



"Bolo:
4 Ovos
2 Chávenas de chá de Farinha
1 1/2 Chávena de chá de Açúcar
1/2 Chávena de chá de Óleo
1/2 Chávena de chá de Água a ferver
1/2 Chávena de chá de Chocolate
1 Colher de sobremesa de Fermento em pó

Calda:
1/2 Pacote de Natas
3 Colheres de sopa de Chocolate em pó
1 Colher de sopa de Manteiga

Preparação:
1.Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura cremosa e sem grumos.
3. Junte os ingredientes secos (farinha, fermento e chocolate) e peneirados. Envolva bem.
4. Adicione o óleo e a água a ferver. Volte a envolver até estar tudo bem incorporado.
5. Verta a mistura anterior para a cuba da máquina e seleccione o programa COZER.

Entretanto faça a calda de chocolate:
6. Leve um tachinho com todos os ingredientes ao lume e mexa bem até estar tudo bem ligado.
7. Quando o programa terminar, fure o bolo com um palito das espetadas e verta a calda de chocolate em cima do bolo. Feche a tampa da máquinha e mantenha o bolo dentro da cuba por uns minutos.
8. Desenforme e sirva morno, ou frio. "


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mudança de visual

Depois de mais uma vez o "photobucket" aparecer no meu blog e alterar a visualização do mesmo, lá consegui descobrir o porque de este surgir, isto depois de ter apagado fotos que estavam trabalhadas noutro programa online, imaginando que o problema seria este, mas não o problema continuava. A minha filha mais velha ( de 11 anos) deu a sugestão de que seria do fundo, o que estava a utilizar era de um site, e não é que acertou.......estes miúdos já vêm com a escola toda.

O meu cozido



Por norma o cozido aqui em casa é feito só com os ingredientes que gostamos, enchidos, feijão, lombarda, cenoura e nabo.

Numa panela cozi uma couve lombarda, cenouras e nabo com um chouriço de carne e uma farinheira, coloquei pouco sal devido aos enchidos.

Uso feijão manteiga, neste caso foi enlatado pois não tinha feijão cozido com carnes ( entremeada e carne de vaca) que a minha mãe quando faz o seu cozido, um cozido mais tradicional, coze feijão a mais para me dar, lá diz o venho ditado " quem tem mãe tem tudo".


Dá água da cozedura dos legumes utilizo para fazer sopa a onde coloco, batata, abóbora, nabo, feijão e cenoura, depois de cozinhado reduzo a puré e acrescento, feijão inteiro, cenoura, nabo e abóbora cortado aos cubos assim como repolho cortado aos pedaços, massa cotovelos, rectifico o sal e rego com um fio de azeite e deixo cozer, na hora de servir e quando sobra coloco uma rodela de chouriço a cada dose.



terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Bolachas 3,2,1

Esta receita a vi aqui tive logo vontade de a fazer de tão simples que é, no entanto saem umas bolachas bastante saborosas e versáteis por se poder variar no sabor. Nesta receita dividi a massa em duas partes, numa segui a receita original na outra acrescentei duas colheres de achocolatado em pó.

Misturei 300g de farinha, 200g manteiga ligeiramente amolecida, e 100g de açúcar até obter uma massa moldável formei bolas que achatei juntando as palmas das mãos. Coloquei as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e foram ao forno por 15 minutos a 180º. Ainda quentes pode-se passar numa mistura de açúcar e canela, não segui esse passo.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Jardineira com ovos escalfados


Depois de descascadas cortei batatas e cenouras aos cubos que coloquei num tacho cobri com água e temperei com sal, deixei cozer um pouco.

Noutro tacho refoguei cebola picada com chouriço aos cubos, juntei ervilhas congeladas, deixei apurar um pouco mexendo sempre, acrescentei a mistura das batatas e cenoura assim como água da cozedura, junte meio caldo knorr de legumes. Quando já estava quase cozinhado parti 3 ovos ( 1 ovo por pessoa) para dentro da mistura, e sem mexer deixei os ovos cozinhar, servi de imediato.
A minha filha mais nova ( 7 anos) que não é esquisita a comer,, ao contrario da minha filha mais velha ( 11 anos), disse que o seu ovo estava a olhar para ela com uma carinha feliz.


domingo, 5 de dezembro de 2010

Sopa de couve


A única forma que consigo que a minha filha mais velha ingira legumes, principalmente verdes, é com a sopa, em casa nunca falta a sopa que é sempre servida ao jantar, a base das minhas sopas é quase sempre a mesma vou variando os ingredientes que não trituro, esta foi de couve coração de boi:

numa panela coloco 2 batatas, 1 cebola, 1 dente de alho, 2 cenouras e um pouco de abóbora, água até cobrir os ingredientes e um pouco de sal. Depois de cozinhados reduzo a puré e acrescento pedaços de nabo e de cenoura, e a couve esfarrapada, um fio de azeite e rectifico o sal, coze até estes ingredientes estarem macios .

sábado, 4 de dezembro de 2010

Bolo de romã

Para usar uma romã que já ninguém a queria comer surge este bolo:

Numa tigela coloquei duas chávenas de açúcar e 4 ovos inteiros, misturei bem, juntei sumo de meia laranja, meia chávena de óleo, e voltei a misturar bem, acrescentei a romã descascada e triturei com a varinha mágica , a mistura tornou-se ligeiramente avermelhada e com mistura das cascas dos grumos da romã, que depois de cozido não se sentem no bolo.
Acrescentei duas chávenas de farinha e duas colheres de sopa de sêmola de trigo, ( uma forma de ingerirmos mais fibra). Depois de obter uma mistura homogenia foi ao forno numa forma de bolo inglês por 40 minutos a 180º.