domingo, 26 de setembro de 2010

Carne assada no tacho



Comecei por temperar um pedaço de carne do lombo de porco com sal, colorau, alho laminado, uma folha de louro, e vinho branco, deixei a marinar por umas horas, o ideal é de um dia para o outro.
Fiz um refogado com cebola e alho picado, azeite e salsa, juntei a carne e deixei corar um pouco tendo o cuidado de a ir virando, juntei o liquido da marinada e deixei cozinhar em lume brando, de vez em quando ia vendo se o liquido tinha evaporado, quando assim acontece junto um pouco de água e rectifico os temperos.
Ao cozinhar por 30 a 40 minutos sirvo a carne fatiada.

Aqui foi servida com uns bolinhos de batata da marca Family Frost, uma marca de produtos congelados de venda porta á porta, e são uns bolinhos feitos com puré de batata envolvidos talvez num polme. São práticos de usar pois sem descongelar vão ao forno a tostar por mais ou menos 10 minutos além de conjugarem com bastantes acompanhamentos ( penso que no Pingo Doce á algo parecido).

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Bolo de farinha de milho


Com o regresso ás aulas e com a variedade de lanches que gosto de dar ás minhas filhas surge o meu incentivo e vontade de fazer bolos, e mal vi esta receita tive logo vontade de fazer por ser um bolo com ingredientes diferentes dos meus bolos habituais.


Receita que veio daqui



INGREDIENTES (chávena = xicara de chá):
•4 ovos M;
•3/4 chávena de mel;
•1 chávena e meia de farinha de milho;
•1/2 chávena de farinha de trigo;
•3/4 chávena de óleo de milho;
•1 chávena de leite de soja quente;
•1 colher (sopa) fermento Royal;
•3 colheres (sopa) côco ralado.


Juntei os ingredientes pela ordem indicada, e sem bater as claras em castelo, misturei bem. Coloquei a mistura numa forma previamente untada com manteiga e farinha.
Foi ao forno por 40 minutos a 180º.


-Ficou um bolo diferente dos que estou habituada, não sei se é pelo sabor da farinha do milho mas as minhas filhas não gostaram e eu acho que é um bolo que enche bastante. Gosto de o comer barrado com doce de amora.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Empadão de salsicha

O empadão faz parte das nossas refeições por serem muito versáteis e por os poder fazer na véspera para aquecer na refeição a que se destina, uma opção que acho muito interessante para mim que gosto de facultar comidas caseiras á minha família mas nem sempre o tempo me permite cozinhar a horas da refeição, e agora com o inicio do ano escolar mais correria se avizinha.

Aqui fica uma receita bem apreciada pela criançada.

Depois de cozidas reduzi a puré as batatas.
Numa frigideira refoguei uma cebola ás rodelas bem finas, juntei 1 tomate picado, e uma lata de salsichas ás rodelas, deixei cozinhar um pouco (não coloquei sal os enlatados já o têm).

Noutra frigideira mexi 4 ovos com um pouco de manteiga, adicionei uma pitada de sal e salsa picada.

Num pirex coloquei uma camada de puré de batata, salsicha e ovo mexido, cobri com o restante puré, coloquei uma gema batida por cima do puré e foi ao forno a tostar.







quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Tarte rústica de maçã


Descasquei e cortei aos gomos 6 maçãs, deixei-as embebidas em sumo de limão.

Forrei uma tarteira com massa folhada e coloquei os gomos da maçã.

Há parte fiz uma mistura com duas colheres de sopa de manteiga derretida, duas colheres de sopa de flocos de aveia e duas colheres de mel, cobri a tarte com esta mistura e foi ao forno por 45 minutos a 180º.



Ficou uma tarte não muito doce, com uma cobertura crocante a parecer nozes, mas só foi apreciada por mim devido ao sabor acido das maçãs e do limão, bem como do sabor dos flocos de aveia .

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Salada de mariscada


Fiz um refogado com azeite, cebola e tomate cortado aos cubos, juntei tiras de pimento verde, e mistura de mariscos, cobri com um pouco de água e temperei de sal.

Depois de cozinhado juntei um pouco de massa que tinha sobrado de outra refeição.

Servi fria acompanhada com tomate e pepino temperado molho vinagrete ( juntei um fio de azeite, com um pouco de vinagre, salsa picada, cebola picada, piri-piri, e um pouco de sal, misturei todos os ingredientes).

domingo, 5 de setembro de 2010

Bifes à chefe


Temperei bifes de peru, que mandei cortar o mais fino possível, com sal, limão, um pouco de pimenta, alho laminado e pimentão doce ( colorau).
Por cima de um bife coloquei uma fatia de fiambre e outra de queijo, cobri com outro bife, passei por gema de ovo e pão ralado e fritei em óleo.
Servi com massa fusilli cozida all dente.