quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Iogurtes de caramelo

Não tenho o hábito de fazer iogurtes caseiros mas ao ver a receita de iogurtes com caramelo não hesitei em refundir a minha máquina.

Tenho uma máquina bem velhinha mas que trabalha na perfeição, era de uma vizinha da minha mãe que a ia deitar fora pois achava que já não tinha utilidade na casa dela, era eu adolescente ( tenho agora 35 anos) e a minha mãe também lhe deu pouco uso, agora está na minha posse mas tb pouco a uso .

A receita vi no blog "Gaveta das receitas" e só alterei o ingrediente do leite em pó, nunca o coloco pois os meus iogurtes ficam bem rijos, fiz com caramelos do LIDL e apesar dos iogurtes terem ficado com a cor branca tinham o sabor do caramelo, achei é que da próxima terei que usar um pouco mais de açúcar pois tinham o contraste do caramelo com o travo a azedo do iogurte natural.


Aqueci um pouco 1 litro de leite.

Coloque 14 caramelos num tacho e levei a derreter em lume baixo, mexendo de vez em quando.

Juntei 1 iogurte natural, 2 colheres de sopa de açúcar ao leite e misturei com a varinha mágica.

Acrescentei a mistura dos caramelos e misturei bem.

Coloquei a mistura em copos esterilizados e levei à iogurteira durante 8 horas.