terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Torta de cenoura

Andava tentada a fazer a minha 1ª torta, depois de ver em vários blogs a receita da torta de cenoura ainda fiquei mais tentada, adoro doces que levem cenoura.

Escolhi a receita do site vaqueiro, fiz só umas pequenas alterações;


Cozi cerca de 500gr de cenoura em água e uma pitada de sal, de seguida reduzi a puré e deixei arrefecer.

Numa tigela coloquei 4 ovos inteiros e juntei 180 de açúcar branco misturado com açúcar mascavado ( o açúcar branco não chegava e só tinha mascavado) envolvi bem, de seguida juntei cerca de 50gr de vaqueiro liquido, voltei a envolver, juntei raspa de uma laranja e juntei ao preparado de puré de cenoura juntamente com cerca de 80gr de farinha e voltei a envolver.

Untei um tabuleiro e forrei com papel vegetal que voltei a untar com vaqueiro liquido e farinha, coloquei o preparado que foi ao forno a 180º por cerca de 10 minutos, retire do forno e piquei a massa com um garfo e espalhei o sumo da laranja, enrolei a torta ( que para meu espanto foi fácil,a massa fica ligeiramente húmida e moldável) e passei a torta por açúcar branco (não muito pois o pessoal tem tendência para os diabetes).

É uma receita a repetir mais vezes, é super fácil e prática e para quem tem miúdos em casa sabe bem estes doces que levem legumes (ou derivados deles), e com esta receita reparei que não tenho nenhum prato rectangular para torta ( prôxima compra).